quinta-feira, 1 de setembro de 2011
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
Programa A Voz da Esperança - Especial Quebrando o Silêncio
No último sábado, 27 de agosto, o programa A Voz da Esperança transmitido todos os sábados na Rádio Dimensão 104,5 FM realizou um especial sobre o bullyiing que contou com a participação da professora Wiliane Marroni, coordenadora do projeto Quebrando o Silêncio na América do Sul; da professora Cláudia Ferreira, que coordena o projeto na Região Metropolitana do Recife e da Assistente Social Sara Jane.
Escute o programa completo no link abaixo:
Para baixar clique no link:http://www.4shared.com/audio/InnzrdaP/A_Voz_da_Esperana_Especial_Que.html
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
PAI DE WASTHI COMENTA A SAÍDA DA FILHA DO REALITY SHOW DA ANA HICKMANN
O dia dos pais foi um pouco diferente para o Sr. Carlos Melo de Castro. Pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia na cidade de Uberlândia, região do triângulo mineiro, ele viu a filha Wasthi Lauers desistir do sonho de tornar-se repórter do programa "Tudo é Possível" da TV Record, em função de sua crença na instrução bíblica (Êxodo 20:8 -11) de que o sábado é um dia para ser santificado.
FONTE: Site da Associação Mineira Central da IASD
Veja a entrevista feita com o Pr. Carlos Melo. Ele comenta o fato ocorrido com sua filha, a jornalista Wasthi Lauers, no reallity show ” A Casa da Ana Hickmann”.
O que levou a Wasthi a tomar a decisão de sair do reality da Ana Hickmann? Qual o papel da educação que ela recebeu em casa na decisão que ela tomou? E qual foi o papel ou influência da Igreja nesta decisão?
Seu compromisso com Deus. Princípios, não se negociam, ratificam-se. Uma educação Adventista amorosa que não coage, mas mostra o preço das escolhas, foi fundamental nessa e em outras decisões, e isso foi o que ela recebeu em casa. A igreja é uma escola contínua e o envolvimento nas atividades da igreja firmaram mais ainda seu caráter cristão. A decisão já estava tomada antes de sua entrada na casa. Ela só não sabia quando aconteceria, mas é claro que em algum momento haveria um conflito entre fé e interesses pessoais e, caso houvesse (com quase 100% de probabilidade), ela já sabia o que fazer. Logo na entrada, ela disse que faria tudo para vencer, menos passar por cima de seus princípios. Era uma questão de tempo.
Como foi o primeiro contato da Wasthi com a família após a decisão de sair do reality da Ana Hickmann? Como a família (como um todo) reagiu?
Estávamos em oração e jejum porque sabíamos da luta que ela iria travar já no primeiro sábado. O primeiro contato se deu por volta das 21 horas quando ela chegou ao hotel. Reagimos com lágrimas e palavras de ânimo e aprovação, louvando a Deus pela filha que ele nos deu.
O que tem passado nesse momento pela cabeça da Wasthi? Quais são as perspectivas dela?
A preocupação de que isto seja usado para honra e glória de Deus e testemunho da fé Adventista. Desde o início do curso de jornalismo, ela queria uma oportunidade para testemunhar em um meio tão avesso aos princípios religiosos, como é o caso das emissoras de TV seculares. Creio que este propósito continua.
A preocupação de que isto seja usado para honra e glória de Deus e testemunho da fé Adventista. Desde o início do curso de jornalismo, ela queria uma oportunidade para testemunhar em um meio tão avesso aos princípios religiosos, como é o caso das emissoras de TV seculares. Creio que este propósito continua.
O que você como pai achou da atitude de sua filha Wasthi? Porque você pensa dessa maneira?
Nunca precisei de um reality show para conhecer as atitudes de minha filha, pois convivo com ela há 25 anos, e quem a conhece sabe bem o que estou afirmando. Portanto, meu orgulho maior não é na condição de pai, mas de Adventista do Sétimo Dia. Orgulho de pai eu sempre tive de meus filhos.
Vale a pena abrir mão de uma carreira profissional em função de uma crença religiosa? Por que?
Sem dúvida. Eu mesmo já abri mão de “oportunidades” aparentemente boas por causa das convicções cristãs. Porque não há glória neste mundo que se equipare ao que Deus finalmente dará aos Seus filhos. Enquanto isso, Ele ainda nos dá o privilégio de Sua presença.
---
"Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?" Ester 4:14
"Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou." Êxodo 20:8 -11
FONTE: Site da Associação Mineira Central da IASD
Jornalista adventista testemunha sobre o sábado no programa da Ana Hickman
Por Leandro Quadros
Leandro Quadros é jornalista, apresentador do programa Na Mira da Verdade, na TV Novo Tempo, e do programa Lições da Bíblia na rádio Novo Tempo, e faz Mestrado em Teologia.
Um episódio em especial do reality show da TV Record, “A Casa da Ana Hickmann”, chamou a atenção do Brasil e especialmente dos adventistas do sétimo dia. Foi o momento em que a apresentadora gaúcha conversou com uma das participantes para saber o porquê de ela não ter participado da “balada” na sexta-feira à noite e de uma prova classificatória na piscina, no dia de sábado.
A comunicadora adventista Whasti, que competia para ser a nova repórter do programa “Tudo é Possível”, passou os momentos sabáticos a sós, sem envolver-se em qualquer tipo de atividade secular imprópria para o dia de repouso (Ex 20:8-11) e para qualquer outro dia da semana (nesse caso, baladas).
A princípio, pensei: “por que ela foi a tal programa de TV se sabia que não iria conseguir observar o sábado?” Porém, me dei por satisfeito com a justificativa que deu a Ana Hickmann: “quando a gente quer muito uma coisa… a gente vai atrás”. Ela tem razão: temos que correr atrás dos nossos sonhos, pois, neste mundo de pecado e tristezas, sonhar nos ajuda a levar a vida com mais alegria e mais facilidade, pois, isso é um bálsamo para a emoção.
Ela demonstrou estar disposta a correr atrás do sonho dela, mas, o mais importante é que Wasthi compreendeu que os sonhos de Deus são maiores. Ela entendeu que há recompensa em sacrificarmos nossas vontades, caso elas venham a interferir em nossa lealdade ao Deus Criador que tanto fez (Tt 3:5), faz (1Co 1:18) e fará (Rm 5:9) por nós.
QUEM REINA EM SEU CORAÇÃO: A VONTADE DE DEUS OU AS SUAS?
No momento não escrevo para defender apologeticamente a doutrina do sábado – tão clara nas Escrituras (Gn 2:1-3; Ez 22:26; Ex 20:8-11; At 16:13; Ap 14:6, 7). O que quero destacar é a atitude da competidora em sacrificar a própria vontade para fazer a vontade de Deus. E isso em rede nacional!
Na conversa com a apresentadora da TV Record percebe-se que nossa irmã na fé compreendeu as palavras de Atos 5:29: “[...] Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens.” Confesso que ao ver o vídeo no YouTube me perguntei: “até que ponto eu estaria disposto a sacrificar minhas vontades para fazer a vontade de Deus?” Profanar o sábado não é a minha maior tentação por que nos meus 15 anos de adventismo estou acostumado a observá-lo com minha esposa e filhinha. É algo me dá muito prazer.
Minha “angústia” está em olhar para dentro de mim e descobrir se, em outras áreas da minha vida, também estarei disposto a deixar de lado “o próprio eu” para que Cristo viva em mim (Gl 2:20). Gostaria de saber se, em certos momentos de prova, estarei tão disposto a erguer a bandeira dos bons princípios como estou decidido a erguer a bandeira da guarda do sábado.
Porém, de algo tenho certeza: não importa a área da vida em que sejamos mais fracos, pelo poder de Cristo (Fp 2:13) podemos viver como o “sal da terra” e a “luz do mundo” (Mt 5:14-16). Se assim vivermos, inevitavelmente ouviremos das pessoas o mesmo que Wasthi, ao final de sua conversa com Hickmann:
“Você é uma pessoa muito especial e mostrou ser mais especial ainda agora por que acredita nos seus princípios, segue dessa forma… [nesse tipo de] pessoa [...] a gente pode confiar”.
OS SONHOS DE DEUS SÃO MAIORES QUE OS NOSSOS
Precisamos estar dispostos a crer especialmente numa daquelas frases em que Wasti regou-a com as próprias lágrimas, e que pode ser a pura expressão da fé e entrega ao Deus que tudo sabe e que tudo pode em favor dos filhos dEle: “Por maior que seja o meu sonho, o sonho de Deus é maior pra mim”.
Acredito que também por meio de Ana Hickmann, Deus deu uma mensagem forte a todos aqueles que desejam viver o sonho dEle. “Seja sempre sincera. Nunca esconda de você mesmo e nunca esconda de ninguém aquilo que você acha e aquilo que você é”.
Até que ponto somos sinceros e transparentes com respeito aquilo que somos e acreditamos, para que perfumemos a vida das pessoas como bons perfumes de Cristo? “Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem.” (2Co 2:15)
Converse com Deus sobre você. Pergunte-Lhe (se já não tiver a resposta) em que área (s) da vida precisa se fortalecer ainda mais para representá-Lo bem diante da sociedade. Faça a mesma oração que Davi, certo (a) de que esse tipo de prece nunca deixará de ser atendida pelo Espírito Santo:
“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.” (Sl 139:23-24).
Leandro Quadros é jornalista, apresentador do programa Na Mira da Verdade, na TV Novo Tempo, e do programa Lições da Bíblia na rádio Novo Tempo, e faz Mestrado em Teologia.
quinta-feira, 28 de julho de 2011
Escolhido novo diretor de Ministério Pessoal da Igreja Adventista sul-americana
A Comissão Diretiva da Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia nomeou, na tarde desta quinta-feira, dia 28, o novo líder de Ministério Pessoal para oito países sul-americanos. O pastor Everon Donato, atual presidente da Igreja Adventista em Sergipe, foi o escolhido para assumir a função em substituição ao pastor Jolivê Chaves, que assumirá, a partir de novembro, como diretor regional do SALT (Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia) no IAENE (Faculdades Adventistas da Bahia).
Nascido em Caruaru, em Pernambuco, Donato se formou em Teologia no IAENE em 1997. Iniciou seu ministério em Petrolina (Pernambuco) como pastor no distrito de José e Maria. Foi Pastor Distrital em Palmares (PE) e liderou o Ministério Pessoal da Associação Pernambucana de 2003 a 2005 e na Associação Bahia de 2006 a 2007. Em janeiro de 2008 foi escolhido como líder de Ministério Pessoal e Missão Global da Igreja Adventista Nordeste e posteriormente nomeado como presidente da Missão Sergipe. É casado com Rosângela Roma Souza Donato e tem dois filhos Andressa Souza Donato, e William Souza Donato. Possui 12 anos de ministério adventista.
O pastor Jolivê Chaves, que está encerrando seu doutorado e durante quatro anos e meio serviu na área de Ministério Pessoal, disse que aceitou o desafio de atuar na área acadêmica por entender que Deus o chamou para essa função. O pastor Erton Köhler, líder sul-americano adventista, ressaltou que Chaves é “um homem íntegro e que acredita no que ensina e fala”. Chaves assume as funções como diretor regional do SALT em novembro desse ano.
O Ministério Pessoal é uma das áreas mais estratégicas da organização adventista. É responsável pela promoção do envolvimento dos membros adventistas com a missão de pregação do evangelho através de várias frentes como pequenos grupos, classes bíblicas, duplas missionárias, discipulado, entre outras atividades.
[Equipe ASN, Felipe Lemos]
Nascido em Caruaru, em Pernambuco, Donato se formou em Teologia no IAENE em 1997. Iniciou seu ministério em Petrolina (Pernambuco) como pastor no distrito de José e Maria. Foi Pastor Distrital em Palmares (PE) e liderou o Ministério Pessoal da Associação Pernambucana de 2003 a 2005 e na Associação Bahia de 2006 a 2007. Em janeiro de 2008 foi escolhido como líder de Ministério Pessoal e Missão Global da Igreja Adventista Nordeste e posteriormente nomeado como presidente da Missão Sergipe. É casado com Rosângela Roma Souza Donato e tem dois filhos Andressa Souza Donato, e William Souza Donato. Possui 12 anos de ministério adventista.
O pastor Jolivê Chaves, que está encerrando seu doutorado e durante quatro anos e meio serviu na área de Ministério Pessoal, disse que aceitou o desafio de atuar na área acadêmica por entender que Deus o chamou para essa função. O pastor Erton Köhler, líder sul-americano adventista, ressaltou que Chaves é “um homem íntegro e que acredita no que ensina e fala”. Chaves assume as funções como diretor regional do SALT em novembro desse ano.
O Ministério Pessoal é uma das áreas mais estratégicas da organização adventista. É responsável pela promoção do envolvimento dos membros adventistas com a missão de pregação do evangelho através de várias frentes como pequenos grupos, classes bíblicas, duplas missionárias, discipulado, entre outras atividades.
[Equipe ASN, Felipe Lemos]
Pastor Luís Gonçalves apresenta A Grande Esperança pela TV Band Minas
Está no ar desde o dia 2 de julho, pela TV Bandeirantes de Minas Gerais, o programa A Grande Esperança, apresentado pelo pastor Luís Gonçalves, evangelista da Igreja Adventista para os oito países da América do Sul. Através do canal 7, mais de cinco milhões de pessoas poderão assistir às mensagens de fé e esperança, todos os sábados, às 8 horas. Ao todo, 38 cidades do Estado mineiro recebem o sinal da Band Minas.
[Equipe ASN, Mani Maria]
Fonte: Profecias.Com
Segundo pastor Luís Gonçalves, o programa foi produzido e inspirado no livro missionário A Grande Esperança, que será distribuído a partir de 2012. “O primeiro programa desta série de estudo da Bíblia vamos falar sobre o grandioso poder do evangelho”, adianta. O programa faz parte das ações de mobilização da Igreja Adventista na América do Sul para o grande evangelismo via satélite que acontecerá em novembro em Belo Horizonte.
Nesta primeira temporada, o programa também conta a participação do cantor Társis Iraídes.[Equipe ASN, Mani Maria]
Fonte: Profecias.Com
quarta-feira, 27 de julho de 2011
MISSÃO CALEBE É DESTAQUE NO JORNAL HOJE DA TV GLOBO
O projeto Missão Calebe, que incentiva jovens adventistas a doarem parte de suas férias para ações sociais e evangelismo, foi destaque na edição desta quarta-feira, dia 27, do Jornal Hoje, telejornal da TV Globo veiculado no início da tarde. A reportagem abordou atividades realizadas pela juventude nos estados de Goiás e Maranhão e mostrou que os voluntários aproveitam para ajudar comunidades, inclusive pequenas cidades onde as necessidades de orientação sobre saúde, por exemplo, são necessárias.
O líder do Ministério Jovem da Igreja Adventista do Sétimo Dia para oito países sul-americanos, pastor Areli Barbosa, considera importante essa visibilidade do projeto porque, além das ações sociais, como foi mostrada na reportagem da Globo, os “calebes” ajudam na evangelização e até mesmo plantação de novas igrejas. Os jovens oram, visitam a comunidade, auxiliam em trabalhos voluntários e ensinam a Bíblia Sagrada.
[Equipe ASN, Felipe Lemos]
"Calebes" plantam seis novas igrejas no Maranhão
O projeto de Missão Calebe já é conhecido em todo o país, porém, a novidade no norte do Maranhão são os Calebes Construtores: jovens que dedicaram suas férias na construção de uma nova igreja. A ideia nasceu do projeto de Missão Global da Igreja Adventista do Sétimo Dia para oito países da América do Sul, o Plantio de Igrejas. O pastor Julio Gaya, líder dos jovens no Maranhão, conta que “juntar os dois projetos, Calebe e Plantio de Igrejas, foi um desafio, porém uma novidade, por isso uma grande benção”.
Desde o inicio de julho, mais de 2500 jovens estão espalhados em mais de 700 pontos de evangelismo do projeto Calebe no norte do Estado, destes, 10 pontos são dos Calebes Construtores.
Para inaugurar as seis novas igrejas, convidados especiais foram recebidos. A comitiva que viajou durante dois dias precisou de helicóptero para chegar até os povoados. Nela estavam os pastores Arely Barbosa, líder de jovens para toda a América do Sul, Leonino Santiago e Aquino Bastos, líder geral da igreja e líder de jovens nos estados do Pará Amapá e Ezequias Guimarães, líder da igreja para o norte do Maranhão.
Na manhã de quarta feira, 21 de julho, na cidade de Bacabeira, a igreja levantada pelos jovens foi a primeira inaugurada. O pastor Marcos Paulo, líder da igreja na região, conta emocionado que “poucas horas antes da inauguração os irmão passaram a madrugada pintando, colocando piso e arrumando o templo. Isto só pode ser amor”.
Em Barreirinhas, duas igrejas foram inauguradas, uma no povoado Mamedi e outra no bairro de Santarém. “Há duas semanas só era possível ver o alicerce da igreja de Santarém, porém, com trabalho e dedicação sem medida, a igreja foi levantada e inaugurada”, conta com muita alegria o pastor local, Lucas Carvalho.
As cidades de Morros e Humberto de Campos também ganharam uma nova igreja. Mas para terminar a maratona na tarde de quinta-feira, 22 de julho, no município de São José de Ribamar em São Luís , a igreja do Recanto das Orquídeas recebeu a comitiva para sua inauguração, que contou até com um grupo de “calebes” músicos, que louvaram com seus instrumentos e um grande bolo para comemorar a festa.
Os detalhes marcaram cada inauguração. A fita vermelha, a placa de homenagem, louvor especial e a igreja sempre cheia de gente, fez do programa uma verdadeira festa.
Para o pastor Arely Barbosa, que visitou o Estado pela primeira vez, a impressão foi a melhor. “Eu já ouvia falar do Maranhão, mas ver de perto esses jovens trabalhando para Deus foi maravilhoso. O projeto Calebes Construtores será repassado para outras regiões”, afirma.
Bruno Mendonça, de 21 anos, participa pela terceira vez do projeto Calebe, porém este ano foi um dos construtores. “O sentimento de ver uma pessoa aceitando a Jesus eu já havida tido nas edições anteriores, porém, ver uma igreja sendo levantada para abrigar as pessoas de uma comunidade toda que agora adorarão a Deus em Sua casa é uma sensação ímpar e muito especial”, diz.
[Equipe ASN, Tatiane Lopes]
terça-feira, 26 de julho de 2011
PORTAS ABERTAS
Por Ariston Júnior
“...eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar...” Apocalipse 3:21
Há dez anos quando os primeiros encontros de comunicação adventista surgiram no Nordeste tínhamos outras perspectivas, porém os enfoques não mudaram, ainda continuamos usando o rádio para comunicar, temos também cuidado com a imagem corporativa de nossas instituições, porém Deus criou novas linhas de acesso para a esperança [ser compartilhada].
Hoje o mundo está embalado com o que chamamos de convergência de mídias, onde um veículo precisa estar atrelado a outros para tornar-se mais eficiente e abrangente. E a Igreja Adventista entende muito bem a eficácia de trabalharmos unidos, pois acreditamos no método que envolve um EVANGELISMO INTEGRADO.
Precisamos de uma rede de esperança que una membros de igrejas locais e os diversos ministérios da instituição com as ferramentas que o mundo moderno oferece. Atualmente desprezar o poder de alcance da TV, rádio, internet, especialmente das redes sociais, significa negligenciar a mensagem de salvação a muitas pessoas que somente serão alcançadas desta maneira.
Sempre haverá algo que possamos colaborar para levar a luz da verdade diante das pessoas. Ainda no século XIX, a escritora americana Ellen White acreditava que “devemos utilizar todos os meios possíveis para levar a luz diante do povo. Utilize-se a imprensa e todo meio de propaganda para chamar a atenção para o trabalho.” (Testimonies, vol. 6, pág.36).
As portas estão abertas através de todos meios, seja o twitter, facebook, orkut, MSN entre outros. Porém, lembre-se, o maior veículo de salvação ainda continua sendo a minha vida e a sua vida, que são as grandes vitrines a um mundo que anseia por esperança.
Ariston Júnior
Líder Distrital de Comunicação de Cavaleiro no Grande Recife e apresentador do Programa de Frequência Novo Tempo - AVoz da Esperança, pela Rádio Dimensão FM 104,5.
“...eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar...” Apocalipse 3:21
Portas Abertas. É isto que o mundo tem nos oferecido diariamente com as mais diversas opções. Nos dias 22 a 24 de julho, a Igreja Adventista no Nordeste reuniu mais de 400 líderes de comunicação para mostrar novas portas para levar a mensagem de esperança para milhares de pessoas.
Este foi a segunda edição do encontro que reuniu ingredientes como: motivação, testemunho, formação de liderança e acima de tudo caminhos novos e antigos para comunicar.
Encontros desta natureza nos fazem refletir até que ponto estamos usando as novas portas de acesso a informação para mostrar o nosso estilo de vida e atrair novos fiéis. Trabalhando na área de comunicação dentre outros ministérios tenho observado que a Igreja tem avançado, e este é um trem que tem lugar para todos que amam compartilhar boas notícias.
Há dez anos quando os primeiros encontros de comunicação adventista surgiram no Nordeste tínhamos outras perspectivas, porém os enfoques não mudaram, ainda continuamos usando o rádio para comunicar, temos também cuidado com a imagem corporativa de nossas instituições, porém Deus criou novas linhas de acesso para a esperança [ser compartilhada].
Hoje o mundo está embalado com o que chamamos de convergência de mídias, onde um veículo precisa estar atrelado a outros para tornar-se mais eficiente e abrangente. E a Igreja Adventista entende muito bem a eficácia de trabalharmos unidos, pois acreditamos no método que envolve um EVANGELISMO INTEGRADO.
Precisamos de uma rede de esperança que una membros de igrejas locais e os diversos ministérios da instituição com as ferramentas que o mundo moderno oferece. Atualmente desprezar o poder de alcance da TV, rádio, internet, especialmente das redes sociais, significa negligenciar a mensagem de salvação a muitas pessoas que somente serão alcançadas desta maneira.
Sempre haverá algo que possamos colaborar para levar a luz da verdade diante das pessoas. Ainda no século XIX, a escritora americana Ellen White acreditava que “devemos utilizar todos os meios possíveis para levar a luz diante do povo. Utilize-se a imprensa e todo meio de propaganda para chamar a atenção para o trabalho.” (Testimonies, vol. 6, pág.36).
As portas estão abertas através de todos meios, seja o twitter, facebook, orkut, MSN entre outros. Porém, lembre-se, o maior veículo de salvação ainda continua sendo a minha vida e a sua vida, que são as grandes vitrines a um mundo que anseia por esperança.
Ariston Júnior
Líder Distrital de Comunicação de Cavaleiro no Grande Recife e apresentador do Programa de Frequência Novo Tempo - AVoz da Esperança, pela Rádio Dimensão FM 104,5.
DSA, UNEB E TVNT promovem treinamento via satélite para Escola Sabatina
Uma forte aliança entre a Divisão Sul Americana e a TV Novo Tempo, com participação ativa da União Nordeste, se formou para capacitar professores, secretários e diretores da Escola Sabatina em toda a América do Sul.
O mega-encontro de capacitação será possível através dos recursos da moderna tecnologia a serviço da igreja, disponibilizados pelo Canal da Esperança (TVNT), e acontecerá no sábado 20 de agosto, a partir das 15H pelo canal executivo e pela internet (http://novotempo.com/canal-executivo/)
Conclamamos a igreja no Nordeste a se conectar via satélite ou web com milhares de professores, secretários e diretores da Escola Sabatina nesse encontro inédito! Promova em sua igreja e participe!!!
Maiores informações procure o seu pastor distrital ou o departamento de Escola Sabatina na sede de sua associação/missão.
O mega-encontro de capacitação será possível através dos recursos da moderna tecnologia a serviço da igreja, disponibilizados pelo Canal da Esperança (TVNT), e acontecerá no sábado 20 de agosto, a partir das 15H pelo canal executivo e pela internet (http://novotempo.com/canal-executivo/)
Conclamamos a igreja no Nordeste a se conectar via satélite ou web com milhares de professores, secretários e diretores da Escola Sabatina nesse encontro inédito! Promova em sua igreja e participe!!!
Maiores informações procure o seu pastor distrital ou o departamento de Escola Sabatina na sede de sua associação/missão.
Nordeste fortalece rede de comunicação integrada em grande simpósio
Redes de esperança. O tema foi propício para o simpósio de comunicação que reuniu mais de 400 pessoas dos estados da Bahia, Sergipe e Alagoas da Igreja Adventista do Sétimo Dia na região Nordeste do Brasil de 22 a 24 de julho nas Faculdades Adventistas da Bahia (IAENE), na cidade baiana de Cachoeira.
A ideia, segundo o líder de comunicação adventista da região pastor Francisco Lino e um dos organizadores, é justamente a de se criar uma grande rede integrada de comunicação entre os estados nordestinos para maior eficácia na disseminação dos ensinamentos bíblicos. A empolgação foi grande e as capacitações foram intensas na sexta-feira à noite e durante todo o sábado e manhã de domingo. O presidente da União Nordeste Brasileira da Igreja Adventista do Sétimo Dia, pastor Geovani Queiroz, deixou claro que a intenção é fortalecer todas as frentes de trabalho da comunicação. E foi isso que se viu na própria escolha dos temas dos seminários. Houve treinamento de tudo: assessoria de imprensa, redes sociais, valor de marca, gerenciamento de crises com a opinião pública, televisão, entre outras abordagens. O pastor Edson Rosa, diretor de comunicação da Igreja Adventista do Sétimo Dia para oito países sul-americanos, reforçou a importância de os diretores de comunicação das congregações e outros aficionados pela área se capacitarem. E apresentou a ferramenta desenvolvida pela Igreja para isso: o Programa Adventista de Capacitação em Comunicação (PAC.Com), um curso em formato de educação a distância com conteúdo básico sobre vários aspectos da comunicação que já funciona e beneficia mais de mil alunos virtuais hoje.
Depois de dez anos, passada a última edição, o Simpósio trouxe lembranças especiais a participantes como Ariston Júnior, que mantém voluntariamente, junto com Alércio Ribeiro, um programa de entrevistas na Rádio Dimensão FM 104,5 de Recife, capital de Pernambuco. “Na primeira oportunidade em que eu participei de um evento assim, foi muito gratificante poder entender como eu poderia ajudar a igreja nessa área. Grande parte do que sei hoje sobre comunicação, eu obtive em congressos e simpósios como esse”, explica.
Um dos relatórios que mais arrancou aplausos dos presentes foi o do diretor da Rede Novo Tempo de Comunicação, pastor Antônio Tostes. Tostes mostrou vídeos e relatou histórias de pessoas que tomaram decisões ao lado de Cristo por influência da TV, da rádio e mesmo de divulgações através da web Novo Tempo. Falou, por exemplo, da história de uma telespectadora, de Juazeiro, na Bahia, que assistiu ao programa Na Mira da Verdade apresentado na rua. Literalmente, a atração da televisão adventista foi apresentada do lado de fora da casa de uma pessoa que possui sinal da TV Novo Tempo e resolveu dividir a programação com a vizinhança. Resultado: rua lotada de gente e até trânsito interrompido para ouvir a instrução bíblica e até batismos.
Se TV chamou a atenção, o tema das redes sociais também foi responsável por salas lotadas na hora das palestras de gente como Carlos Magalhães, diretor de web da Novo Tempo. Um dos que não perdeu esse conteúdo foi o pedagogo e especialista em comunicação, professor Carlos Boock, de Vitória da Conquista, na Bahia. Em sua avaliação das palestras a respeito do tema, disse que “fiquei extremamente feliz, porque a Igreja Adventista está preocupada com essa área. O potencial é simplesmente fantástico para divulgar evangelho”. Ele utiliza as ferramentas das redes, difundindo aos seus mais de dois mil seguidores do Twitter informações interessantes sob o ponto de vista bíblico e tem se surpreendido com os amigos, que não são adventistas, mas retransmitem essas mensagens a outros. Book sugere, no entanto, que ainda haver mais investimento na disponibilização de podcasts, ou seja, áudios de conteúdo bíblico relevante, o que ainda, segundo sua percepção, pode ser maior.
Antes do encerramento, os participantes puderam ouvir o jornalista Evaristo Filho, repórter da TV Globo Nordeste. Convidado especial, Evaristo destacou a importância do relacionamento entre as instituições e os meios de comunicação. Explicou conceitos importantes sobre essa relação e as necessidade de as instituições, através do seu trabalho de assessoria de imprensa, enviarem informações e notícias realmente relevantes e que possam ser veiculadas, por exemplo, em emissoras de TV. O jornalista pernambucano ressaltou, ainda, que apesar de muita gente produzir conteúdo nas redes sociais, o fator credibilidade precisa ser buscado por aqueles que trabalham profissionalmente com a difusão da informação. Ao final, a sensação de todos os participantes foi de que certamente um novo simpósio assim não vai poder acontecer apenas nos próximos dez anos. A demanda exige encontros mais frequentes.
[Por Felipe Lemos, Equipe ASN]
E-mail: novotempo.recife@hotmail.com , avozdaesperanca@gmail.com
Twitter: @avozdaesperanca , @AlercioRibeiro , @AristonBJunior
A ideia, segundo o líder de comunicação adventista da região pastor Francisco Lino e um dos organizadores, é justamente a de se criar uma grande rede integrada de comunicação entre os estados nordestinos para maior eficácia na disseminação dos ensinamentos bíblicos. A empolgação foi grande e as capacitações foram intensas na sexta-feira à noite e durante todo o sábado e manhã de domingo. O presidente da União Nordeste Brasileira da Igreja Adventista do Sétimo Dia, pastor Geovani Queiroz, deixou claro que a intenção é fortalecer todas as frentes de trabalho da comunicação. E foi isso que se viu na própria escolha dos temas dos seminários. Houve treinamento de tudo: assessoria de imprensa, redes sociais, valor de marca, gerenciamento de crises com a opinião pública, televisão, entre outras abordagens. O pastor Edson Rosa, diretor de comunicação da Igreja Adventista do Sétimo Dia para oito países sul-americanos, reforçou a importância de os diretores de comunicação das congregações e outros aficionados pela área se capacitarem. E apresentou a ferramenta desenvolvida pela Igreja para isso: o Programa Adventista de Capacitação em Comunicação (PAC.Com), um curso em formato de educação a distância com conteúdo básico sobre vários aspectos da comunicação que já funciona e beneficia mais de mil alunos virtuais hoje.
Depois de dez anos, passada a última edição, o Simpósio trouxe lembranças especiais a participantes como Ariston Júnior, que mantém voluntariamente, junto com Alércio Ribeiro, um programa de entrevistas na Rádio Dimensão FM 104,5 de Recife, capital de Pernambuco. “Na primeira oportunidade em que eu participei de um evento assim, foi muito gratificante poder entender como eu poderia ajudar a igreja nessa área. Grande parte do que sei hoje sobre comunicação, eu obtive em congressos e simpósios como esse”, explica.
Um dos relatórios que mais arrancou aplausos dos presentes foi o do diretor da Rede Novo Tempo de Comunicação, pastor Antônio Tostes. Tostes mostrou vídeos e relatou histórias de pessoas que tomaram decisões ao lado de Cristo por influência da TV, da rádio e mesmo de divulgações através da web Novo Tempo. Falou, por exemplo, da história de uma telespectadora, de Juazeiro, na Bahia, que assistiu ao programa Na Mira da Verdade apresentado na rua. Literalmente, a atração da televisão adventista foi apresentada do lado de fora da casa de uma pessoa que possui sinal da TV Novo Tempo e resolveu dividir a programação com a vizinhança. Resultado: rua lotada de gente e até trânsito interrompido para ouvir a instrução bíblica e até batismos.
Se TV chamou a atenção, o tema das redes sociais também foi responsável por salas lotadas na hora das palestras de gente como Carlos Magalhães, diretor de web da Novo Tempo. Um dos que não perdeu esse conteúdo foi o pedagogo e especialista em comunicação, professor Carlos Boock, de Vitória da Conquista, na Bahia. Em sua avaliação das palestras a respeito do tema, disse que “fiquei extremamente feliz, porque a Igreja Adventista está preocupada com essa área. O potencial é simplesmente fantástico para divulgar evangelho”. Ele utiliza as ferramentas das redes, difundindo aos seus mais de dois mil seguidores do Twitter informações interessantes sob o ponto de vista bíblico e tem se surpreendido com os amigos, que não são adventistas, mas retransmitem essas mensagens a outros. Book sugere, no entanto, que ainda haver mais investimento na disponibilização de podcasts, ou seja, áudios de conteúdo bíblico relevante, o que ainda, segundo sua percepção, pode ser maior.
Antes do encerramento, os participantes puderam ouvir o jornalista Evaristo Filho, repórter da TV Globo Nordeste. Convidado especial, Evaristo destacou a importância do relacionamento entre as instituições e os meios de comunicação. Explicou conceitos importantes sobre essa relação e as necessidade de as instituições, através do seu trabalho de assessoria de imprensa, enviarem informações e notícias realmente relevantes e que possam ser veiculadas, por exemplo, em emissoras de TV. O jornalista pernambucano ressaltou, ainda, que apesar de muita gente produzir conteúdo nas redes sociais, o fator credibilidade precisa ser buscado por aqueles que trabalham profissionalmente com a difusão da informação. Ao final, a sensação de todos os participantes foi de que certamente um novo simpósio assim não vai poder acontecer apenas nos próximos dez anos. A demanda exige encontros mais frequentes.
[Por Felipe Lemos, Equipe ASN]
E-mail: novotempo.recife@hotmail.com , avozdaesperanca@gmail.com
Twitter: @avozdaesperanca , @AlercioRibeiro , @AristonBJunior
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
PODEMOS CRER EM DEUS?
PODEMOS CRER EM DEUS?
Clique no PLAY para ouvir a LIÇÃO em ÁUDIO:
Copyright © 2004 The Voice of Prophecy Radio Broadcast
Los Angeles, California, U.S.A.
Clique no PLAY para ouvir a LIÇÃO em ÁUDIO:
Jim certa vez perguntou a um ateu se ele em algum momento de sua vida lutara contra a idéia, mesmo que por alguns instantes, de que talvez realmente existisse um Deus.
"Com certeza!" disse o ateu, surpreendendo a Jim. "Anos atrás, quando meu primeiro filho nasceu, eu quase me tornei um crente em Deus. Ao olhar para aquele ser humano tão pequeno e tão perfeito deitado ali no berço; ao ver aqueles dedos em miniatura se mexendo e perceber que aqueles pequenos olhos começavam a me reconhecer, eu passei por um período de vários meses de reflexão, durante os quais eu quase deixei de ser ateu. Ver meu filho pequeno quase me convenceu de que tinha de haver um Deus".
1. TUDO O QUE É PROJETADO TEM UM PROJETISTA
A maneira pela qual o corpo humano é constituído e funciona demanda a existência de um projetista. Os cientistas nos dizem que o cérebro é capaz de armazenar e relembrar de milhares de imagens mentais, de solucionar problemas, apreciar a beleza, compreender a si mesmo, e desejar desenvolver-se melhor. As descargas elétricas que se originam no cérebro controlam toda a atividade muscular de nosso corpo. Os computadores também funcionam através de impulsos elétricos. Contudo, foi necessária uma mente humana para inventar o computador, e um ser humano para construí-lo e dizer-lhe o que fazer. Não é de admirar que o salmista concluiu que o corpo humano fala em claro e bom som acerca de um maravilhoso Criador:
"Eu Te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Digo isso com convicção." Salmo 139:14 (A não ser quando indicado, todos os textos bíblicos da série DESCOBERTAS BÍBLICAS são da Nova Versão Internacional [NVI]).
Não precisamos ir muito longe para encontrarmos as "obras" de Deus. A complexa maneira pela qual são constituídos o cérebro humano e os outros órgãos de nosso corpo são "obras" de Deus, e apontam para um projetista infinitamente habilidoso.
Nenhuma bomba de pressão construída pelo homem pode se comparar ao coração humano. Nenhuma rede de computação pode se igualar ao sistema nervoso. Nenhum sistema televisivo é tão eficiente quanto a voz humana, o ouvido e o olho. Nenhum aparelho central de ar condicionado e sistema de aquecimento podem se comparar com o trabalho feito por nosso nariz, pulmões, e pele. A complexidade do corpo humano sugere que alguém o projetou, e esse Alguém é Deus.
O corpo humano é um sistema completo de órgãos - todos interligados, todos cuidadosamente preparados para tal. Os pulmões e o coração, nervos e músculos, todos executam tarefas extremamente complicadas que dependem de outras tarefas incrivelmente complicadas.
Se você marcasse dez moedas, de um a dez, colocasse-as em seu bolso, balançasse bastante o bolso, e então as tirasse, na sorte, e as colocasse de volta, uma a uma, na ordem numérica exata, qual a probabilidade, na sua opinião, de que isso pudesse ocorrer? Pela lei matemática, você tem apenas uma chance em dez bilhões de tentativas, para que consiga colocá-las de volta na ordem de um a dez.
Agora, considerem as chances de que um estômago, um cérebro, um coração, um fígado, as artérias, veias, rins, ouvidos, olhos, e dentes todos se desenvolvam juntos, e comecem a funcionar ao mesmo tempo.
Qual é a explicação mais razoável para a constituição do corpo humano?
"Então disse Deus: 'Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança… CRIOU DEUS O HOMEM À SUA IMAGEM,... homem e mulher os criou." Gênesis 1:26, 27
O primeiro homem e a primeira mulher não poderiam ter aparecido por acaso. A Bíblia afirma que Deus nos projetou à Sua imagem. Ele pensou em nós e nos trouxe à vida.
2. TUDO O QUE É FEITO TEM UM CRIADOR
"Com certeza!" disse o ateu, surpreendendo a Jim. "Anos atrás, quando meu primeiro filho nasceu, eu quase me tornei um crente em Deus. Ao olhar para aquele ser humano tão pequeno e tão perfeito deitado ali no berço; ao ver aqueles dedos em miniatura se mexendo e perceber que aqueles pequenos olhos começavam a me reconhecer, eu passei por um período de vários meses de reflexão, durante os quais eu quase deixei de ser ateu. Ver meu filho pequeno quase me convenceu de que tinha de haver um Deus".
1. TUDO O QUE É PROJETADO TEM UM PROJETISTA
A maneira pela qual o corpo humano é constituído e funciona demanda a existência de um projetista. Os cientistas nos dizem que o cérebro é capaz de armazenar e relembrar de milhares de imagens mentais, de solucionar problemas, apreciar a beleza, compreender a si mesmo, e desejar desenvolver-se melhor. As descargas elétricas que se originam no cérebro controlam toda a atividade muscular de nosso corpo. Os computadores também funcionam através de impulsos elétricos. Contudo, foi necessária uma mente humana para inventar o computador, e um ser humano para construí-lo e dizer-lhe o que fazer. Não é de admirar que o salmista concluiu que o corpo humano fala em claro e bom som acerca de um maravilhoso Criador:
"Eu Te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Digo isso com convicção." Salmo 139:14 (A não ser quando indicado, todos os textos bíblicos da série DESCOBERTAS BÍBLICAS são da Nova Versão Internacional [NVI]).
Não precisamos ir muito longe para encontrarmos as "obras" de Deus. A complexa maneira pela qual são constituídos o cérebro humano e os outros órgãos de nosso corpo são "obras" de Deus, e apontam para um projetista infinitamente habilidoso.
Nenhuma bomba de pressão construída pelo homem pode se comparar ao coração humano. Nenhuma rede de computação pode se igualar ao sistema nervoso. Nenhum sistema televisivo é tão eficiente quanto a voz humana, o ouvido e o olho. Nenhum aparelho central de ar condicionado e sistema de aquecimento podem se comparar com o trabalho feito por nosso nariz, pulmões, e pele. A complexidade do corpo humano sugere que alguém o projetou, e esse Alguém é Deus.
O corpo humano é um sistema completo de órgãos - todos interligados, todos cuidadosamente preparados para tal. Os pulmões e o coração, nervos e músculos, todos executam tarefas extremamente complicadas que dependem de outras tarefas incrivelmente complicadas.
Se você marcasse dez moedas, de um a dez, colocasse-as em seu bolso, balançasse bastante o bolso, e então as tirasse, na sorte, e as colocasse de volta, uma a uma, na ordem numérica exata, qual a probabilidade, na sua opinião, de que isso pudesse ocorrer? Pela lei matemática, você tem apenas uma chance em dez bilhões de tentativas, para que consiga colocá-las de volta na ordem de um a dez.
Agora, considerem as chances de que um estômago, um cérebro, um coração, um fígado, as artérias, veias, rins, ouvidos, olhos, e dentes todos se desenvolvam juntos, e comecem a funcionar ao mesmo tempo.
Qual é a explicação mais razoável para a constituição do corpo humano?
"Então disse Deus: 'Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança… CRIOU DEUS O HOMEM À SUA IMAGEM,... homem e mulher os criou." Gênesis 1:26, 27
O primeiro homem e a primeira mulher não poderiam ter aparecido por acaso. A Bíblia afirma que Deus nos projetou à Sua imagem. Ele pensou em nós e nos trouxe à vida.
2. TUDO O QUE É FEITO TEM UM CRIADOR
As evidências a favor de Deus não são confinadas apenas ao nosso corpo; elas também estão espalhadas pelos céus. Deixe para trás as luzes da cidade, e olhe para cima, para um céu estrelado. Aquela nuvem a que chamamos Via Láctea na verdade é uma galáxia formada por bilhões de sóis brilhantes, parecidos com o nosso sol. Inclusive, nosso sol e seus planetas são apenas uma parte da Via Láctea. Nossa Via Láctea é apenas uma das aproximadamente cem bilhões de galáxias que podem ser vistas através dos telescópios gigantes da terra, e através do telescópio Hubble, da Nasa, que cruza o espaço.
Não é de admirar o salmista ter afirmado que as estrelas falam de um glorioso Criador:
"Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra de suas mãos." Salmo 19:1.
O que podemos razoavelmente concluir ao olhar para a complexidade e a vastidão do universo?
"No princípio criou Deus os céus e a terra." Gênesis 1:1.
"Ele é antes de todas as coisas, e nEle tudo subsiste." Colossenses 1:17.
Toda a criação testifica de Deus, o Projetista Mestre do Universo e Infinito Criador. Na simplicidade das palavras "No princípio, Deus..." encontramos a resposta para o mistério da vida. Há um Deus que criou tudo o que existe.
Muitas das maiores mentes científicas de hoje acreditam em Deus. Dr. Artur Compton, vencedor de um Prêmio Nobel de Física, comentando sobre esse verso das escrituras, certa vez disse:
"Para mim, a fé começa com a percepção de que há uma inteligência superior que deu vida ao universo e criou o homem. Não é difícil ter fé, pois não há dúvidas de que onde há ordem, deve haver uma inteligência divina. Um universo ordenado, em expansão testifica a verdade da mais gloriosa frase já dita: 'No princípio, Deus.' "
A Bíblia não busca provar a Deus - ela declara Sua existência. Dr. Artur Conklin, um renomado biólogo, escreveu certa vez: "A probabilidade de que a vida tenha se originado de um acidente é comparável à probabilidade de que um dicionário não abreviado tenha surgido à partir da explosão de uma gráfica."
Sabemos que os seres humanos não podem fazer algo à partir do nada. Construímos coisas, inventamos coisas, ajuntamos coisas, mas nunca demos vida a nada, nem mesmo um pequeno sapo ou uma simples flor. As coisas ao nosso redor clamam que Deus projetou, criou e sustém o universo. A única resposta acreditável para a origem do universo, desse mundo, e dos seres humanos é DEUS.
3. DEUS SE RELACIONA PESSOALMENTE COM AS PESSOAS
Não é de admirar o salmista ter afirmado que as estrelas falam de um glorioso Criador:
"Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra de suas mãos." Salmo 19:1.
O que podemos razoavelmente concluir ao olhar para a complexidade e a vastidão do universo?
"No princípio criou Deus os céus e a terra." Gênesis 1:1.
"Ele é antes de todas as coisas, e nEle tudo subsiste." Colossenses 1:17.
Toda a criação testifica de Deus, o Projetista Mestre do Universo e Infinito Criador. Na simplicidade das palavras "No princípio, Deus..." encontramos a resposta para o mistério da vida. Há um Deus que criou tudo o que existe.
Muitas das maiores mentes científicas de hoje acreditam em Deus. Dr. Artur Compton, vencedor de um Prêmio Nobel de Física, comentando sobre esse verso das escrituras, certa vez disse:
"Para mim, a fé começa com a percepção de que há uma inteligência superior que deu vida ao universo e criou o homem. Não é difícil ter fé, pois não há dúvidas de que onde há ordem, deve haver uma inteligência divina. Um universo ordenado, em expansão testifica a verdade da mais gloriosa frase já dita: 'No princípio, Deus.' "
A Bíblia não busca provar a Deus - ela declara Sua existência. Dr. Artur Conklin, um renomado biólogo, escreveu certa vez: "A probabilidade de que a vida tenha se originado de um acidente é comparável à probabilidade de que um dicionário não abreviado tenha surgido à partir da explosão de uma gráfica."
Sabemos que os seres humanos não podem fazer algo à partir do nada. Construímos coisas, inventamos coisas, ajuntamos coisas, mas nunca demos vida a nada, nem mesmo um pequeno sapo ou uma simples flor. As coisas ao nosso redor clamam que Deus projetou, criou e sustém o universo. A única resposta acreditável para a origem do universo, desse mundo, e dos seres humanos é DEUS.
3. DEUS SE RELACIONA PESSOALMENTE COM AS PESSOAS
O Deus que projetou os céus estrelados e que criou o universo, também busca estabelecer um relacionamento pessoal conosco. Ele teve um relacionamento pessoal com Moisés: "O Senhor falava com Moisés... como quem fala com seu amigo" (Êxodo 33:11). Ele também deseja entrar num relacionamento pessoal com você e se tornar seu Amigo. Jesus prometeu para aqueles que O seguissem: "Vocês serão meus amigos" (João 15:14).
Todos já nos deparamos com a idéia de que existe um Deus, pois os seres humanos são naturalmente religiosos. Nenhum animal jamais construiu um altar para adoração. Ainda assim, em todos os lugares em que você encontra homens e mulheres, você encontra culto e adoração. No profundo do coração humano há um desejo natural de adorar, uma consciência da realidade de Deus, e um desejo de se tornar amigo dEle. Quando respondemos a esse anseio e encontramos a Deus, não há mais dúvidas sobre Sua existência e nossa necessidade.
Durante a década de 1990, milhões de ateus na Rússia renunciaram ao ateísmo e buscaram a Deus. Um professor universitário em São Petesburgo afirmou algo que tipifica os comentários feitos por muitos ateus transformados da ex- União Soviética.
"Procurei o sentido da vida em minhas pesquisas científicas, mas não encontrei nada em que confiar. Os cientistas a minha volta têm o mesmo sentimento de vazio. Ao olhar para a vastidão do universo em meus estudos sobre astronomia e ao perceber o vazio da alma, senti que deve haver um sentido para tudo isso. Então, recebi a Bíblia que vocês me deram e comecei a lê-la. O vácuo de minha vida foi preenchido. Eu descobri que a Bíblia é a única fonte confiável para minha alma. Eu aceitei a Jesus como meu Salvador e encontrei a verdadeira paz e satisfação na vida".
Um cristão crê em Deus porque ele ou ela já O encontrou e descobriu que Ele satisfaz os anseios mais profundos do coração. O Deus que os cristãos alegremente descobriram que existe, é capaz de nos dar uma nova perspectiva, um novo significado, novos motivos e novas alegrias.
Deus não promete uma vida livre de problemas e conflitos. Por outro lado, Ele nos assegura que nos guiará e nos susterá se estabelecermos um relacionamento pessoal com Ele. Milhões de cristãos podem testificar que desistiriam de tudo ao invés de voltar para uma vida sem Deus.
Essa é a coisa mais maravilhosa de todas - o Deus Todo-Poderoso que nos projetou, nos criou, e sustém o universo também deseja ter um relacionamento pessoal com cada homem e mulher, menino e menina. Davi estava maravilhado com isso quando escreveu:
"Quando contemplo os Teus céus, obras dos Teus dedos, a lua e as estrelas que ali firmaste, pergunto: 'Que é o homem para que com ele te importes?'". Salmo 8:3, 4
Nosso Criador está "atento" a cada um de nós. Ele tem um interesse tão pessoal em você como se você fosse o único ser a quem Ele tivesse criado.
Portanto, podemos crer em Deus: (1) Por causa da complexidade de tudo o que Ele criou em nós; (2) Por causa do desejo dentro de nós que nos deixa inquietos até que encontramos descanso nEle; e, (3) Porque quando O buscamos e O encontramos, Deus satisfaz cada necessidade e anseio que temos - abundantemente!
4. QUE TIPO DE DEUS ELE É?
É razoável pensar que um Deus pessoal desejaria Se revelar aos Seus seres criados como um pai deseja que seus filhos o conheçam. E, na Bíblia, Deus nos diz quem e como Ele é.
Que padrão Deus usou para criar os homens e as mulheres?
"Criou Deus o homem à Sua imagem, à imagem de Deus o criou". Gênesis 1:27
Já que somos feitos à imagem de Deus, nossas capacidades de refletir e sentir, de lembrar e de ter esperança, de ponderar e analisar - enfim, tudo é derivado dEle.
Qual é o traço predominante em Deus?
"Deus é amor" I João 4:8.
Deus se relaciona com o ser humano baseado em seu próprio coração de amor. Não há nada que Ele tenha feito ou que fará que não seja motivado por um amor altruísta e de sacrifício.
5. DE QUE MANEIRA JESUS REVELA O CARÁTER DE DEUS
Na Bíblia, Deus repetidamente fala de Si mesmo como um pai.
"Não temos todos o mesmo Pai? Não fomos todos criados pelo mesmo Deus?" Malaquias 2:10.
Alguns pais que vemos atualmente são qualquer coisa menos desejáveis. Há pais negligentes e abusivos. Deus não é assim. Ele é um Pai sensível e protetor. Ele é o tipo de Pai que adora brincar com seu filho ou sua filha, o tipo de Pai que encanta seus filhos ao contar-lhes maravilhosas histórias na hora de dormir.
Nosso Pai de amor queria fazer mais do que Se revelar através das palavras da Escritura. Ele sabia que alguém que vive conosco é muito mais real do que alguém de quem apenas ouvimos falar ou sobre quem lemos num livro. Por isso, Ele veio ao mundo como uma pessoa real - a pessoa de Jesus.
"[Jesus] é a imagem do Deus invisível, o primogênito". Colossenses 1:15.
Por isso, se você já viu a Jesus, você já viu a Deus. Ele se humilhou ao nosso nível - tornando-se como nós - para que pudesse nos ensinar como viver e ser feliz, e para que pudéssemos ver como Deus realmente é. Jesus é a imagem visível de Deus. Ele mesmo disse: "Quem Me vê, vê o Pai". (João 14:9).
Ao ler a história de Jesus nos quatro evangelhos, os primeiros quatro livros do Novo Testamento, você vai descobrir um retrato fascinante de nosso Pai celestial. Pescadores rudes largaram suas redes para seguir a Cristo, e crianças pequenas concorriam entre si para receber Sua bênção. Ele confortava o pecador mais arrasado e desarmava o maior legalista e hipócrita. Ele curava tudo, desde cegueira até lepra. Em todos os Seus atos, Jesus demonstrou que Deus é amor! Ele supria a necessidade humana de uma maneira que ninguém nunca tinha feito antes dEle - e nem fez depois!
A revelação final de Jesus sobre como é Deus aconteceu na cruz.
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo o que nEle crer, não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16.
Jesus morreu não apenas para nos dar uma vida mais feliz, mas também para nos dar uma vida eterna. Por muitos anos as pessoas se maravilharam, aguardaram e sonharam com Deus. Elas viram as obras das Suas mãos no céu e nas maravilhas da natureza. Então, na cruz, Jesus quebrou o silêncio de tantas eras, e as pessoas perceberam que estavam olhando para a própria face de Deus, vendo Ele como realmente era - AMOR... amor eterno e imortal!
Você pode descobrir Deus agora mesmo através da revelação de Jesus. Essa descoberta conduzirá você a fazer uma afirmação muito pessoal: "PAI, EU TE AMO!".
Todos já nos deparamos com a idéia de que existe um Deus, pois os seres humanos são naturalmente religiosos. Nenhum animal jamais construiu um altar para adoração. Ainda assim, em todos os lugares em que você encontra homens e mulheres, você encontra culto e adoração. No profundo do coração humano há um desejo natural de adorar, uma consciência da realidade de Deus, e um desejo de se tornar amigo dEle. Quando respondemos a esse anseio e encontramos a Deus, não há mais dúvidas sobre Sua existência e nossa necessidade.
Durante a década de 1990, milhões de ateus na Rússia renunciaram ao ateísmo e buscaram a Deus. Um professor universitário em São Petesburgo afirmou algo que tipifica os comentários feitos por muitos ateus transformados da ex- União Soviética.
"Procurei o sentido da vida em minhas pesquisas científicas, mas não encontrei nada em que confiar. Os cientistas a minha volta têm o mesmo sentimento de vazio. Ao olhar para a vastidão do universo em meus estudos sobre astronomia e ao perceber o vazio da alma, senti que deve haver um sentido para tudo isso. Então, recebi a Bíblia que vocês me deram e comecei a lê-la. O vácuo de minha vida foi preenchido. Eu descobri que a Bíblia é a única fonte confiável para minha alma. Eu aceitei a Jesus como meu Salvador e encontrei a verdadeira paz e satisfação na vida".
Um cristão crê em Deus porque ele ou ela já O encontrou e descobriu que Ele satisfaz os anseios mais profundos do coração. O Deus que os cristãos alegremente descobriram que existe, é capaz de nos dar uma nova perspectiva, um novo significado, novos motivos e novas alegrias.
Deus não promete uma vida livre de problemas e conflitos. Por outro lado, Ele nos assegura que nos guiará e nos susterá se estabelecermos um relacionamento pessoal com Ele. Milhões de cristãos podem testificar que desistiriam de tudo ao invés de voltar para uma vida sem Deus.
Essa é a coisa mais maravilhosa de todas - o Deus Todo-Poderoso que nos projetou, nos criou, e sustém o universo também deseja ter um relacionamento pessoal com cada homem e mulher, menino e menina. Davi estava maravilhado com isso quando escreveu:
"Quando contemplo os Teus céus, obras dos Teus dedos, a lua e as estrelas que ali firmaste, pergunto: 'Que é o homem para que com ele te importes?'". Salmo 8:3, 4
Nosso Criador está "atento" a cada um de nós. Ele tem um interesse tão pessoal em você como se você fosse o único ser a quem Ele tivesse criado.
Portanto, podemos crer em Deus: (1) Por causa da complexidade de tudo o que Ele criou em nós; (2) Por causa do desejo dentro de nós que nos deixa inquietos até que encontramos descanso nEle; e, (3) Porque quando O buscamos e O encontramos, Deus satisfaz cada necessidade e anseio que temos - abundantemente!
4. QUE TIPO DE DEUS ELE É?
É razoável pensar que um Deus pessoal desejaria Se revelar aos Seus seres criados como um pai deseja que seus filhos o conheçam. E, na Bíblia, Deus nos diz quem e como Ele é.
Que padrão Deus usou para criar os homens e as mulheres?
"Criou Deus o homem à Sua imagem, à imagem de Deus o criou". Gênesis 1:27
Já que somos feitos à imagem de Deus, nossas capacidades de refletir e sentir, de lembrar e de ter esperança, de ponderar e analisar - enfim, tudo é derivado dEle.
Qual é o traço predominante em Deus?
"Deus é amor" I João 4:8.
Deus se relaciona com o ser humano baseado em seu próprio coração de amor. Não há nada que Ele tenha feito ou que fará que não seja motivado por um amor altruísta e de sacrifício.
5. DE QUE MANEIRA JESUS REVELA O CARÁTER DE DEUS
Na Bíblia, Deus repetidamente fala de Si mesmo como um pai.
"Não temos todos o mesmo Pai? Não fomos todos criados pelo mesmo Deus?" Malaquias 2:10.
Alguns pais que vemos atualmente são qualquer coisa menos desejáveis. Há pais negligentes e abusivos. Deus não é assim. Ele é um Pai sensível e protetor. Ele é o tipo de Pai que adora brincar com seu filho ou sua filha, o tipo de Pai que encanta seus filhos ao contar-lhes maravilhosas histórias na hora de dormir.
Nosso Pai de amor queria fazer mais do que Se revelar através das palavras da Escritura. Ele sabia que alguém que vive conosco é muito mais real do que alguém de quem apenas ouvimos falar ou sobre quem lemos num livro. Por isso, Ele veio ao mundo como uma pessoa real - a pessoa de Jesus.
"[Jesus] é a imagem do Deus invisível, o primogênito". Colossenses 1:15.
Por isso, se você já viu a Jesus, você já viu a Deus. Ele se humilhou ao nosso nível - tornando-se como nós - para que pudesse nos ensinar como viver e ser feliz, e para que pudéssemos ver como Deus realmente é. Jesus é a imagem visível de Deus. Ele mesmo disse: "Quem Me vê, vê o Pai". (João 14:9).
Ao ler a história de Jesus nos quatro evangelhos, os primeiros quatro livros do Novo Testamento, você vai descobrir um retrato fascinante de nosso Pai celestial. Pescadores rudes largaram suas redes para seguir a Cristo, e crianças pequenas concorriam entre si para receber Sua bênção. Ele confortava o pecador mais arrasado e desarmava o maior legalista e hipócrita. Ele curava tudo, desde cegueira até lepra. Em todos os Seus atos, Jesus demonstrou que Deus é amor! Ele supria a necessidade humana de uma maneira que ninguém nunca tinha feito antes dEle - e nem fez depois!
A revelação final de Jesus sobre como é Deus aconteceu na cruz.
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo o que nEle crer, não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16.
Jesus morreu não apenas para nos dar uma vida mais feliz, mas também para nos dar uma vida eterna. Por muitos anos as pessoas se maravilharam, aguardaram e sonharam com Deus. Elas viram as obras das Suas mãos no céu e nas maravilhas da natureza. Então, na cruz, Jesus quebrou o silêncio de tantas eras, e as pessoas perceberam que estavam olhando para a própria face de Deus, vendo Ele como realmente era - AMOR... amor eterno e imortal!
Você pode descobrir Deus agora mesmo através da revelação de Jesus. Essa descoberta conduzirá você a fazer uma afirmação muito pessoal: "PAI, EU TE AMO!".
Copyright © 2004 The Voice of Prophecy Radio Broadcast
Los Angeles, California, U.S.A.
Fonte: Descobertas Bíblicas
Tire suas dúvidas e encaminhe suas sugestões para o Ministério Novo Tempo Recife, através do e-mail: contato@novotemporecife.com
Tire suas dúvidas e encaminhe suas sugestões para o Ministério Novo Tempo Recife, através do e-mail: contato@novotemporecife.com
Assinar:
Postagens (Atom)