RÁDIO WEB NOVO TEMPO RECIFE, A Voz da Esperança | AO VIVO - Clique AQUI

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Adventistas se mobilizam para ajudar vítimas de incêndio no Recife

Por Daniele Alves

1O que os moradores levaram 5 anos para construir, o fogo consumiu em menos de uma hora. Esta foi a situação enfrentada pelas famílias carentes da Comunidade do Plástico, localizada no bairro de Campo Grande, em Recife-PE. O incêndio aconteceu na última segunda-feira (6), por volta do meio dia e foi controlado às 13h40, de acordo com o corpo de bombeiros. Segundo informações dos moradores, o incêndio foi causado por uma criança que teria posto fogo acidentalmente em um colchão. A criança está em um dos hospitais da capital recebendo o acompanhamento médico. Segundo a defesa civil, cerca de trezentas famílias foram afetadas. Felizmente não houve registro de mortos ou outros feridos, na hora do incidente a maior parte das pessoas não estavam na comunidade. No momento, algumas famílias encontram-se em abrigos provisórios, outros estão alojados na casa de parentes.
Jeremias Bezerra estava na rua quando tudo aconteceu, o catador de materiais recicláveis conta que, ao receber uma ligação no momento do incêndio informando sobre o fato, ele retornou rapidamente para a comunidade na tentativa de salvar seus pertences mas, infelizmente as chamas já tinham se alastrado: “Quando cheguei tudo estava consumido pelo fogo” Afirma.
A Ação Solidária Adventista (ASA) da região, mobilizou as Igrejas locais para arrecadar alimentos e roupas para a comunidade e em parceria com a Fundação Advent Stiftung, fez um cadastro de 90 famílias com baixa renda que serão avaliadas e posteriormente poderão receber equipamentos para começar a trabalhar.
Jadiane Souza morava no local desde o início quando o terreno começou a ser ocupado pela população. Ela estava trabalhando quando foi avisada sobre o incêndio, ela conta que não conseguiu acreditar. “Eu vivi muita coisa boa aqui, era pouco, humilde, mas eu conquistei tudo o que eu almejava como pessoa. Foi aqui que o meu filho nasceu”. No dia seguinte, voltando ao local, em meio às cinzas, algo chamou a sua atenção, um souvenir com a frase: “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece”. Jadiane recorda com emoção que recebeu o objeto em uma reunião de culto da Igreja Adventista, o qual havia frequentado anos atrás, para sua surpresa, o objeto estava intacto, a única coisa que o fogo não destruiu.
Ela e o filho de apenas três anos foram encaminhados para o abrigo provisório. “Ter que mostrar para ele que estou bem em meio a tudo isso, estar disponível para alegrar o meu filho para que ele não perceba o quadro de dificuldade que estamos passando tem sido muito difícil pra mim.” Conta. A mulher também relata que o apoio da ASA fez toda a diferença neste momento: “É muito bom olhar para o lado e ter com quem contar, é isto que está dando forças a gente.” Comenta.
Aos interessados em ajudar, as doações devem ser feitas nos seguintes pontos de arrecadação:
Associação Pernambucana (Estrada de Belém, 885 – Campo Grande, Recife – PE)
Colégio Adventista do Recife (Rua Gervásio Pires, 700 – Santo Amaro, Recife – PE )
Colégio Adventista do Arruda (Rua Zeferino Agra, 268 – Arruda, Recife – PE)

Fonte: www.ape.org.br