RÁDIO WEB NOVO TEMPO RECIFE, A Voz da Esperança | AO VIVO - Clique AQUI

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Pesquisas comprovam que celular é moradia para bactérias

Você acha que seu celular é limpinho? Não é o que estudos feitos por Pesquisadores do Departamento de Microbiologia da Universidade de Ado-Ekiti e da Faculdade de Ciência, Engenharia e tecnologia da Universidade do Estado de Osun, ambos da Nigéria comprovam. 
De acordo com a pesquisa os aparelhos possuem mais germes que o próprio vaso sanitário: 25 mil e 1.201 respectivamente, servindo de moradia para bactérias ligadas ao solo e água infectados, incluindo contaminação por fezes.

Perigos para a saúde

Ao todo, 150 aparelhos de celular de frequentadores de centros comerciais (shoppings), hospitais (pacientes, médicos e enfermeiros) e centros universitários foram isolados para completar a pesquisa que mostra que os organismos encontrados são causadores de inúmeras infecções como gastroenterite, gripe, problemas pulmonares e urinários além da ceratoconjuntivite, a doença do olho branco.
Outro estudo, feito em 2010, pela Universidade Stanford vai além, afirmando que as telas touchscreen carregam nada menos que 18 vezes mais bactérias do que descargas de banheiros públicos.
De acordo com Timothy Julian, um dos pesquisadores, de 20% a 30% dos vírus saem dos dedos para a tela de smartphones, índice idêntico em caminho contrário (da tela para o dedo) e semelhante à ida do dedo para a boca (tocamos nossas bocas entre 10 e 25 vezes a cada uma hora).

Não são os únicos

Pesquisadores britânicos  descobriram ainda que os caixas eletrônicos têm tantas bactérias quanto um banheiro público. Outros vilões são o notebook e o teclado do computador, que têm cinco vezes mais sujeiras que a média das privadas. O periférico pode acumular, além de poeira e farelos de comida, que muitas pessoas podem deixar cair. 

Como se previnir?

Os cuidados com a higienização do celular, teclado, notebook, e mãos é a melhor solução. 

MÃOS: O primeiro e o mais importante é lavar as mãos. A Organização Mundial da Saúde recomenda que lavemos as mãos com sabão ao menos a cada cinco ocasiões num dia: no banho, após urinar/evacuar e antes das refeições – numa rotina comum isso representa lavar as mãos ao menos 10 vezes.

CELULAR: Desligue seu aparelho e se possível tire a bateria, utilize uma solução de álcool 70% para umedecer seu pedaço de tecido e passe em todo aparelho, com exceção da tela.
Para a tela, utilize um pano de microfibra (ou camiseta de algodão) levemente umedecido e com movimentos de dentro para fora certifique-se de eliminar todas as marcas que nela se encontram.

TECLADO: É fundamental limpar o teclado, mas nem sempre sabemos a forma correta de fazer a manutenção. Desconecte o teclado do gabinete, vire o teclado de cabeça para baixo e sacuda, para que pequenas sujeiras se soltem dos espaços entre as teclas. Em seguida, utilize um pano macio umedecido para limpar a superfície das teclas. Nos locais de difícil acesso, higienize com um cotonete umedecido. Se precisar também pode usar o aspirador de pó.
O correto é fazer a higienização a cada 3 meses, assim você mantem seu periférico limpo e conservado.

NOTEBOOK: A higienização dos notebooks é semelhante e mais simples do que o teclado. Por ser um computador portátil, não há necessidade de retirar suas peças e recolocá-las. O ideal para fazer a limpeza correta é com um pano macio umedecido, para limpar a superfície do teclado, e para limpar os espaços entre as teclas, utilize um pincel de cerdas macias.
Se precisar, use um cotonete para tirar alguma sujeira mais resistente que esteja entre as teclas. Também vale usar o aspirador de pó USB, que é próprio para limpar teclado de computador (cujo preço varia entre R$ 13,90 à R$ 29,90*), para aspirar alguma migalha ou farelo que ficou em algum espaço. Sempre desligue o seu aparelho na hora que for fazer a higienização.

Fontes: Techtudo / IntegraçãoDigital / TecMundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário